
NOVICIADO: TEMPO DE ESCUTA, TEMPO DE RESPOSTA!
“Meu Jesus, de novo eu me dou a ti. Prometo fazer tudo que agrade a teu coração. Uno a minha oferta à tua, tão perfeita e boa que fizeste ao Pai. Dá-me a força de ser sempre fiel a ti. Minha esperança está em tua paixão e morte, nos teus méritos, promessas e amor”. (Oração de Santo Afonso para os seus noviços)
Durante os dias 14 a 21 de janeiro, nós noviços tivemos o retiro em preparação para abertura do Noviciado Interprovincial Santa Teresinha em Tietê - SP, que aconteceu em Araras - SP. Ele foi orientado pelo Pe. Ferdinando Mancílio, C.Ss.R. Oficialmente o noviciado iniciou-se no dia 23 de janeiro, com a oração das Vésperas, presidida pelo Superior Provincial de São Paulo, Pe. Rogério Gomes. A celebração contou com a presença dos religiosos que formam a Comunidade Santa Teresinha, dentre esses o Mestre de Noviços, Pe. Marcelo Araújo, e seu Vice-mestre, Ir. Mauro Maciel. Contou-se também com a presença dos representantes das (Vices) Províncias Redentoristas do Brasil.
O Noviciado Interprovincial Santa Teresinha acolhe vários noviços de outras Unidades do Brasil. Neste ano temos também dois noviços da Província da América Central: um de El Salvador e o outro do Panamá. Além desses dois, nossa comunidade é composta por outros 21 jovens, totalizando-se 23 noviços das diferentes unidades. As Províncias que aqui se encontram são: São Paulo, Goiás, Rio de Janeiro e Campo Grande e as Vices-províncias: Fortaleza, Manaus e Recife. A Congregação Redentorista está vivendo um verdadeiro Kairós, que é este momento denominado de Reestruturação. O que é isto? A reestruturação é um processo que se configurou nas decisões do XXIV Capítulo Geral, pondo em marcha novas estruturas que facilitassem nossa missão no mundo e na Igreja. Nesse sentido, o Superior Geral, Pe. Michael Brehl, disse que a contribuição do Brasil para a reestruturação da Congregação é imensa, porque são muitos dons e talentos.
A experiência desses primeiros meses está sendo muito frutífera para nós, primeiro pelos confrontos conosco mesmos e depois por nos proporcionar maiores momentos para oração, convivência e estudos específicos desta etapa. Contamos com a sua oração para que possamos de fato responder a esse convite que o Redentor nos fez!
Informou: Marco Lucas, noviço da Província de São Paulo
