FÉ E A LIBERDADE
- Fr. Júlio Nascimento
- 1 de mai. de 2016
- 2 min de leitura
A fé é o acreditar no evangelho como verdade. Para nós cristãos, essa verdade é Jesus Cristo. Somos chamados a praticar essa verdade que se encontra no evangelho, pois temos que sentir em nossos corações os mesmos sentimentos de Cristo como Paulo diz “tende em vós o mesmo sentimento de Cristo Jesus” (Fl 2,5), as mesmas atitudes que nos leva a uma liberdade autêntica e honesta.

O principal objeto da fé é a Revelação e a prática disso no mundo, isso na visão de alguns teóricos. A fé cristã se estrutura na ação prática (objetiva e subjetiva). Objetiva, pois leva a uma ação concreta; e subjetiva porque deve ser sentida para que se alcance o seu fim último, que é a libertação. Uma vez que o homem tem contato com a verdade que está no evangelho e o mesmo se deixa tocar por ele, ele conquista uma confiança interior e exterior, deste modo pode-se dizer que a libertação é conquistada e, a partir daí, pode-se viver livremente.
A fé cristã é viver o evangelho de Jesus Cristo, ela nasce através da escuta da palavra anunciada. O kerigma chega ao ouvido e desce ao coração, despertando o espírito que habita em cada ser humano, e que está dormente. O processo de transmissão é bem dinâmico, temos o mensageiro, a Palavra (mensagem) e o receptor.O mensageiro ouve primeiro a Palavra de Deus, depois a anuncia a um espírito dormente, e esse, ao receber este anúncio e se sentir transformado por ele, deseja passar adiante, e dessa forma vai se criando uma corrente de homens e mulheres que vivem de forma livre a Palavra de Deus e a praticam.
Commentaires