top of page

Sagrado, Mistério e Saudade

  • Gedson Pablo
  • 21 de jun. de 2016
  • 2 min de leitura

“Fizeste-nos para ti e inquieto está nosso coração, enquanto não repousa em ti”.

Confissões. Santo Agostinho.


Vivo a nostalgia do Sagrado que ainda pulsa em mim. Tal como a mãe que vive “a saudade [enquanto] o revés do parto” e “arruma o quarto do filho que já morreu”. Ecoa da memória o mistério do Deus-menino que fugiu do céu. “Ele é o divino que sorri e que brinca”. No silêncio do coração entoo um hino ao Amor que venceu a morte. E, ainda nos altares, elevo uma oração pelo seu retorno.Navego através do tempo olhando e rindo para as estrelas, pois “elas me fazem rir”.


Enquanto isso, eu recordo de antigamente. Antigamente é este “tempo que se foi, mas que se recusa a ir de vez e fica dentro da gente, atormentando o coração com saudade”. Sinto cheiro do biscoito feito no fogão à lenha na casa de Pedro, meu avô. Véspera de São João. Se Jesus fosse lá na roça ia querer café do bule e pão de queijo quentinho. Essa prosa fez lembrar-me do místico Riobaldo do Grande Sertão: Veredas, que dizia:


A gente se encostava no frio, escutava o orvalho, o mato cheio de cheiroso, estalinho de estrelas, o deduzir dos grilos e a cavalhada a peso. Dava o raiar, entreluz da aurora, quando o céu branquece. [...]. E o senhor me desculpe, de estar retrasando em tantas minudências. Mas até hoje eu represento em meus olhos aquela hora, tudo tão bom; e, o que é, é saudade.


Saudade só pode ser mistério de Deus que deixa nosso coração inquieto. Por isso, para mim saudade é a face do Sagrado. Mistério que continua mistério, mas que acena feito lembranças antigas. Como canta o profeta Isaías: “Vossa lembrança e vosso nome, ó Senhor, são o desejo e a saudade de noss’alma!”. Cântico de Isaías 26, 8-9. Olho no espelho e depois contemplo uma fotografia. Aquele sou eu e não sou eu, este sou eu, mas não serei, sendo. Mistérios do tempo que guarda no tique-taque as saudades de um vir-a-ser criança, jovem e adulto. Mistério do Sagrado. Saudade do Mistério. Sagrado e Saudade. Trilogia da minha oração. Filosofia da minha vida. Poesia do meu silêncio nostálgico de um tempo que já passou. Presença escondida de um Deus que me ama.

Комментарии


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Instagram Social Icon
  • Facebook Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2023 por Nome do Site. Orgulhosamente criado com Wix.com

Visualizações
bottom of page